Envolvimento Parental

A Obra de Santa Zita (OSZ) contém uma aptidão marcadamente social e cultural, assentando e direccionando a sua acção em áreas fundamentais, como a educação, formação, prevenção, cultura e acção social. Neste sentido, e consciente da grande responsabilidade que assume como agente social, a Obra de Santa Zita pretende solidificar o seu papel de instituição de referência na melhoria da qualidade de vida da pessoa e das famílias que apoia.

Consciente de que hoje em dia a família, ainda que na sua diversidade e pluralismo, continua a ser reconhecida mundialmente como a unidade básica natural da sociedade; como a escola insubstituível dos valores da solidariedade, da partilha, do amor reciproco e da aprendizagem da solidariedade entre gerações (Ribeiro, 2000), a Obra de Santa Zita deseja continuar a trabalhar no sentido de reconhecer a voz das famílias, designadamente na prevenção e na luta contra os grandes problemas que afectam a sociedade, já que na visão do seu fundador, “o valor da sociedade dependerá sempre do valor das famílias”.

É neste sentido que a Obra se propõe a implementar nos equipamentos de infância, a partir do próximo ano lectivo, um programa de envolvimento parental que permita o crescimento das famílias, de forma a que estas consigam realizar a sua missão. Para que o programa se ajuste às necessidades de cada família, será realizado, previamente, um levantamento de necessidades nos equipamentos de infância. Posteriormente prevê-se a realização de acções de sensibilização, workshops temáticos, encontros para pais bem como o aumento da participação das famílias nas actividades da instituição.