Caminhamos na Esperança

Tema 2025

Enquadrada nos diversos contextos apresentados, e analisadas as forças e fraquezas, constata-se que a OSZ continua a ser portadora de uma missão importante na sociedade que a envolve, particularmente junto das famílias. Ante os desafios, esta missão é fortalecida pela Esperança que não engana (cf. Rm 5, 5) e encoraja a olhar o futuro com confiança. Com efeito, numa sociedade onde superabunda o desespero e o egoísmo, onde a vida é descartada e é olhada, tantas vezes, sem horizonte, onde o sentido de pertença a uma comunidade e a consciência de ser família se desvanece, torna-se urgente cultivar a esperança através de ações concretas, reforçando o acompanhamento, os laços familiares e comunitários, o bem-estar, a inclusão e a dignidade de todos.

Ao elaborar o Plano de Atividades para 2025, a OSZ quer assumir, ainda mais, o compromisso de “Caminhar na Esperança”, trabalhando com resiliência e dedicação, acreditando que juntos podemos construir um mundo mais justo, mais fraterno e mais cheio de vida e desejando ser um sinal vivo de esperança junto de todos os intervenientes na missão. Para isso, ao longo do ano – um ano particularmente especial em que se celebrará o Jubileu do seu Fundador – a OSZ trabalhará vários temas em cada Centro que, na globalidade, mostrarão um “amor que se torna fecundo” (cf. Amoris Laetitia, Papa Francisco) e desenvolverão a esperança sob várias perspetivas ou realidades humano-familiares.

A Obra acredita que cada ação, por mais pequena que pareça, tem o ‘poder’ de semear esperança no coração de cada família, abrir novos horizontes para quem enfrenta tempos difíceis e transformar ‘o sonho’ do Padre Brás numa realidade atual.