Solidariedade

A solidariedade exprime a dimensão social da pessoa humana, a igualdade de todos em dignidade e direitos e o caminho de todos os seres humanos no sentido da unidade.

Ninguém pode viver sem os outros e todos precisamos uns dos outros: não só para apoio, mas para crescermos em conjunto e nos desenvolvermos plenamente.

A solidariedade é um princípio social que serve para transformar o que na realidade perpetua desigualdades, divisões e atenta contra a dignidade humana, mas é também uma virtude moral que nos desafia a ir além da compaixão e a empenhar-nos decidida e concretamente em favor do bem-estar de todos os Homens porque todos somos responsáveis por todos.

Hoje vivemos num mundo global em que a tecnologia permite o acesso e contacto a pessoas e realidades que estão muito distantes de nós, mas nem sempre transformamos essa interdependência em solidariedade. Quando ignoramos a nossa pertença comum aumentamos as desigualdades e a marginalização. Para que a solidariedade se concretize é preciso criar uma mentalidade que passa por pensar e agir em termos de comunidade.

A OSZ torna concreta a solidariedade no seu dia-a-dia, procurando perceber o que está ao seu alcance para cuidar os que lhe são próximos e as realidades feridas, os mais pobres, os mais frágeis, os que mais sofrem. A Obra tem consciência de que a solidariedade é um dos pilares para cooperar na construção do bem-comum.

Toma bem conta disto. Escreve-o no teu caderno e grava-o no teu coração, para que nunca o esqueças: é preciso que vós vades onde ninguém vai. Há tanta miséria no corpo e na alma de tantos pobres que vivem longe do Senhor e em tantas famílias que vivem sem Deus. É aí que eu gostaria que estivesses a fazer o bem.