Para que serve a azeitona?

Em Portugal, a cultura da Oliveira é mesmo muito antiga. Os Visigodos já a deviam ter herdado dos Romanos e estes, possivelmente, tinham-na encontrado na Península Ibérica cultivada por povos ainda mais antigods. Por sua vez, os Árabes mantiveram a cultura e até lhe deram grande impulso. Não é por acaso que a palavra “azeite” tem origem no vocábulo árabe “az-zait”, que significa exactamente “sumo de azeitona”. O nosso país é actualmente o sexto maior produtor mundial de azeite.

O ciclo do azeite foi objecto de estudo aprofundado pela Creche e Jardim de Infância da Obra de Santa Zita em Portalegre. O projeto surgiu mesmo a partir de uma proposta apresentada por uma das crianças da já famosa Sala dos Golfinhos, que rapidamente passou do plano à ação concreta: trouxe para a sala de atividades alguns ramos de oliveira e fez questão de partilhar com os colegas o muito que já sabia sobre o assunto!

O tema suscitou grande interesse e muitas perguntas. Por isso, considerou-se oportuno fazer uma abordagem mais pormenorizada e metódica acerca da azeitona e do ciclo do azeite em geral. Após o visionamento de um filme sobre o processo da apanha da azeitona, fizemos uma pequena oliveira com os ramos que a criança tinha trazido e, posteriormente, uma simulação deste processo na nossa sala de actividades, como pode ver-se nas fotos que acompanham esta notícia.

Mais interessante ainda: realizámos algumas experiências com o intuito de verificar que algumas substâncias são solúveis na água e outras não. A este respeito, confirmamos a veracidade do ditado popular muito antigo que diz que “o azeite vem sempre ao de cima”. Oxalá suceda o mesmo com a Verdade! Para assimilar ainda melhor a lição, realizamos também algumas atividades de expressão plástica, sugeridas pelo grupo.