Amor que faz ser

Neste ano de caminhada rumo ao centenário da Ordenação sacerdotal do Padre Brás…. 2022-2025, o equipamento da Obra de Santa Zita de Portalegre, também quis celebrar com as crianças da Creche, do Pré-escolar e do CATL, o dia do Fundador, evocando de uma maneira muito especial o AMOR… AMOR QUE FAZ SER… Que transforma e gera paz na família e no mundo.

Na Eucaristia festiva em honra de Monsenhor Brás, animada pelas crianças das duas valências, e com a participação das cooperadoras da família, colaboradoras e associadas, foram apresentados no final da eucaristia dois cartazes elaborados pelas crianças e respetivas educadoras.

“Atravessados pelo Amor e pela Esperança” como o padre Brás e o logótipo do jubileu da Igreja, foram os cartazes apresentados. O primeiro foi explorado pelas crianças do pré-escolar e o segundo pelas crianças da creche.

Todas as crianças participaram nesta atividade, umas fazendo bolinhas de papel de seda, outras pinturas com as mãos.

Esta atividade conduziu à exploração dos vários elementos que compõem esses mesmos logótipos… Cada uma das salas pesquisou e referenciou um desses elementos…

O primeiro logótipo: 'Atravessados pelo Amor e pela Esperança', faz referência à vida de total doação de Monsenhor Brás, a Deus e à família. Assim:

- A Cruz – exprime o caminho de humildade, simplicidade, obediência, sacrifício, abnegação e desprendimento vividos por Monsenhor Brás.

- O coração – revela o caminho percorrido por Monsenhor Brás, o caminho do Amor, o caminho da verdadeira conversão, de santidade….

- Monsenhor e a família  faz menção à grande paixão de Monsenhor Brás pela família, o qual acreditava que é através dela, que se pode recristianizar a sociedade secularizada, sendo esta, o sujeito e agente de evangelização. Dizia que "a família é a nascente donde brota a humanidade”.

O segundo logótipo: 'Peregrinos da Esperança' foi escolhido pelo Papa Francisco para o jubileu da Igreja em 2025.

Este jubileu servirá para que, após dois anos de pandemia, se recupere a solidariedade, a confiança, a fraternidade, a esperança e o cuidar da casa comum. O logótipo tem vários elementos.

Cruz – que não é estática, é dinâmica, inclinando-se para encontrar a humanidade, oferecendo a certeza da presença e tranquilidade da esperança.

- 4 figuras estilizadas – estão todas a avançar juntas graças ao vento da esperança que é a cruz de Cristo e o próprio Cristo. Estas pessoas representam a humanidade e estão agarradas como sinal de solidariedade e da fraternidade que deve unir os povos.

A primeira está agarrada à cruz, cuja base termina em forma de âncora de onde saem umas ondas indicando que a peregrinação da vida nem sempre se faz em águas calmas.

Este logótipo mostra, ainda que, a viagem do peregrino não é individual, mas sim coletiva.

 

No final da eucaristia cantámos os parabéns a Monsenhor Brás e os cartazes foram colocados num dos placards da portaria, para que todas as famílias das nossas crianças pudessem notar o dia do Fundador.

Foi colocada também a frase que nos coube aquando da peregrinação blasiana: “AMOR QUE FAZ SER” e uma das frases de Monsenhor Brás sobre a família.

No final do dia cada criança levou para casa, uma pequena lembrança feita por elas, para relembrar o dia do Fundador.