Opções Pedagógicas e outras opções

Como transformar um assunto “complexo” - projectos/planeamentos/avaliações - em notícia? Actualizar em tema cativante, para alguns profissionais da educação, nomeadamente “educadores de infância”; habituados a estas lides com práticas que sempre deram “bons resultados” e agora repensar baseados nas OCEPE?
Uma longa questão que poderia ser subdividida por outras tantas durante e após a realização de sessão do curso: “Planeamento e avaliação d...e Projecto”, promovido pela Direcção Nacional da Obra de Santa Zita, ao longo do ano 2018/2019, direccionado às Directoras Pedagógicas dos vários estabelecimentos.
Provavelmente tornar-se-ia mais fácil e agradável se fosse colocado como, por vezes, fazem as crianças, quando chegam junto dos educadores com as mais incríveis perguntas, descobertas e desafios. De questionamento em questionamento; entre planeamento, acção, avaliação/reflexão, reajuste vão-se registando as aprendizagens adquiridas e conscientizando a distância que ainda falta para as metas a alcançar.
O questionar constante que nos têm e nos temos feito, incluindo comunicá-lo a outros profissionais, às crianças e aos pais revela que as aprendizagens, seja em que campo for, são sempre um projecto inacabado. Esta sessão realizada nos dias 21 e 22 de Junho de 2019, nas instalações da sede geral da OSZ em Lisboa, orientado pelas Doutoras Isabel Lopes da Silva e Manuela Rosa, trouxe ao de cima esta verdade.
Com mais algumas dúvidas esclarecidas e outras tantas em erupção voltamos para a prática. Será a avaliação positiva? Da parte das participantes sim; da parte de quem orientou, se a finalidade era desacomodar, creio poder dizer: sim.
A comunicação é esta: não foi, não é e vai continuar a não ser tarefa fácil, porém estamos no terreno para dar o melhor que somos capazes para proporcionar aprendizagens significativas a todos os intervenientes no processo educativo.