Festa da Família 2019

Bom dia a todos! Bem-vindos! E, muito obrigada por estarem aqui!

Hoje, assinalamos a festa da família. Uma celebração que acontece em todas as Casas de Santa Zita, espalhadas pelo país.

Festa, que este ano, aqui, na sede geral da Obra, tem uma marca diferente: a Solidariedade! Um dos valores que esteve na origem desta Instituição e que a continua a identificar e a nortear a missão, que desenvolve em benefício de todos sem excepção. Nada é para si própria, mas para oferecer à humanidade, contribuindo assim, na medida das suas possibilidades, para um contínuo progresso da sociedade e do ser humano em particular, tentando atingir todas as suas dimensões.

Encontra-se nesta sala o seu mais importante património - as pessoas: Utentes residentes e utentes a frequentar o Centro de Dia e suas famílias, direcção, equipas de trabalho, amigos, outros colaboradores, um grupo de casais pertencentes ao MLC (uma das fundações do Padre Joaquim Alves Brás). Por fim, as Cooperadoras da Família, uma presença que garante a missão no seu todo. Destacamos um grupo de Cooperadoras que representam várias Casas de Santa Zita, concretamente da Guarda, Covilhã, Castelo Branco, Viseu, Póvoa de Varzim, Portalegre, Faro, Elvas e Penha de França, que estiveram em formação, desde a passada quinta-feira, até ontem. São Educadoras de Infância e desempenham funções de Direcção Pedagógica nestes equipamentos, que desenvolvem respostas com crianças dos zero aos 10 anos de idade. Estas Cooperadoras ficaram connosco para ajudar na preparação desta festa; e são elas, reforçando o grupo que habitualmente desenvolve a sua ação nesta casa, que vão servir à mesa. Qual gesto que reconhecemos como autêntica solidariedade.

Vamos iniciar o segundo momento do programa do nosso evento solidário, o almoço, que não é um almoço qualquer. Esta refeição simboliza a família que constituímos no dia a dia dentro desta Casa. Quando um utente integra alguma das respostas, adquire um estatuto: é nosso utente. É uma pessoa diferente de tantas outras, que já pertencem à família. Quando chega, um conjunto de sinergias reúne-se e mil ideias surgem para melhor acolher, integrar e promover. Assim se vai alargando a família e tomando a sua forma muito específica com a harmonia que cada um tem, traz e descobre para melhor pertencer.

O melhor bem do utente é a base de todas as nossas acções. Promover a sua vida (história, vivência, experiência, sabedoria) é a razão pela qual nos empenhamos das mais diversas formas. A criatividade de cada profissional é um desafio de todos os dias e a aprendizagem é um caminho em construção. Cada projecto de vida é uma novidade. A atenção ao pormenor de cada um é uma alavanca a garantir a individualidade! O respeito e o interesse pelos gostos, expectativas e necessidades da pessoa e do momento em concreto, é o tom que molda a nossa atitude profissional…

Os mimos também fazem parte do ritual desta família. Porque não deixar dormir mais um bocadinho? Porque não tomar o pequeno-almoço mais tarde, ou até na cama? e dizer: hoje é a princesa ou o príncipe do dia! Deitar à hora que me apetece! Comer uma coisa que gosto! Enfim, tantas surpresas! É preciso encontrar uma estratégia para ir ao encontro e garantir o melhor conforto.

A pensar no melhor conforto, na protecção e na segurança dos utentes, a Instituição fez obras de requalificação / beneficiação das instalações. Projecto que se encontra quase concretizado. Foi um processo moroso e caro, por isso surgiu a ideia de pedir a vossa colaboração, oferecendo-vos também este “mimo”. Lembramos que todo o fruto que obtivermos, deste dia, reverterá para as despesas deste projecto.

Agradecemos desde já toda a vossa generosidade e presença. Para além desta presença no dia de hoje, realçamos a presença colaborante e solidária que cada um tem sido no dia a dia desta casa, o que tem representado para nós um bem maior. Continuamos a contar muito convosco para melhor cuidarmos os vossos pais, mães, avós, amigos, entre outros.

Agradecemos a todos sem excepção, os que tornaram este dia possível. A seguir teremos connosco dois netos do casal D. Maria Helena e Sr. Manuel Ribeiro que vão orientar o momento musical, gesto solidário que muito agradecemos.

Entretanto, recebereis umas rifas e mais para o final do dia recebereis a surpresa correspondente ao número da rifa.

Linda festa, que pode acompanhar pelo facebook. Pode consultar o enquadramento que deu o tom ao dia. Fiquem a aguardar pela reportagem, que em breve ficará acessível a todos.

 

Muito obrigada por pertencer a esta família.

Desejamos um dia feliz para todos!

Bom apetite!

Lisboa Estrela, 13 de Janeiro de 2019