A tradição dos Santos Populares

Uma tradição que consta no plano de actividades de ano para ano, com os mais variados objectivos a atingir, mediante cada contexto ao nível dos interesses e gostos de cada grupo.
Os utentes de Centro de Dia e de ERPI – Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, embelezaram o dia, dando-lhe um tom muito original. Santo António, São João e São Pedro, são “figuras” sobejamente conhecidas por esta faixa etária, n...o entanto como se trata de “personagens” tão ricas, nas suas várias dimensões, todos ficaram a saber mais um bocadinho e outros recordaram-se de aspectos já esquecidos. Os preparativos tiveram já esta intenção. Cada utente, com a orientação e ajuda, trouxeram à memória vários talentos, que foram partilhados com todos, sendo o dia 28, dia dedicado aos três Santos, o ponto alto de todo um percurso desenvolvido à volta dos “preparativos”. Neste dia a alegria, a boa disposição, a criatividade e o talento de cada um brilhou junto do público, com fados, canções, anedotas, adivinhas e poesias. Tivemos um coro constituído por um grupo de utentes, outro grupo dançou a marcha: “Nem uma te escapa meu Santo Antoninho...”
Não faltaram expressões de contentamento por parte de todos os participantes, concretamente da parte dos utentes: “foi tão lindo…”, “eu gosto muito de marchas populares”, “bem-haja a todos”, “queremos mais, “sejam muito felizes, vivam com amor e por amor, a idade não conta, o que conta é o que temos e oferecemos do nosso coração.”
Foi assim, um dos nossos dias, vivido dentro desta Casa, com elementos até aos 103 anos de idade. Mesmo quem já não consegue andar pelo seu próprio pé ou falar com sua própria boca se revelou com muita vida…
Obrigada a todos os que conseguem contribuir para: “dar mais vida à vida”. As fotografias poderão revelar ainda mais sobre este evento.