Projecto Educativo da OSZ

O Projecto Educativo dos Equipamentos de Infância é um documento onde se definem as finalidades, os grandes objectivos e as linhas de orientação e de acção que visam a qualidade do processo de ensino, de educação, de aprendizagem ao nível do ser, do conhecer e do aprender a viver com os outros.


É um documento que define a orientação educativa da Instituição, elaborado e aprovado pela Direcção Nacional para um período de três anos, no qual se explicitam os princípios, os valores, as metas e as estratégias segundo as quais a Instituição se propõe cumprir a sua função educativa. É também um instrumento útil para a planificação técnico profissional, através do qual a equipa pedagógica toma decisões quanto ao quê, quando, como ensinar e como avaliar, tendo como referência o estabelecido no projecto educativo e a forma global como se organiza para dar resposta à educação das crianças, às necessidades dos pais e às características da comunidade.

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O Projecto Educativo é um instrumento dinâmico que evolui e se adapta às mudanças, pelo que deverá ir sendo reflectido e reformulado. Neste sentido, ao longo do último ano têm vindo a ser pensadas algumas alterações, com a finalidade de o tornar um documento mais ajustado à realidade pedagógica e aos valores e missão da Obra de Santa Zita. Começamos por integrar o tópico das Necessidades Educativas Especiais, sendo explicada a intervenção da OSZ com as crianças que necessitam de um apoio complementar para desenvolver as suas competências e recursos, de forma a que seja promovida, na Instituição, a inclusão social e educativa/pedagógica. Incluiu-se também o tópico da articulação Jardim-de-Infância/Família, reforçando-se que pretendemos, num futuro próximo, desenvolver um estudo que nos permita compreender as necessidades de cada família, de forma a que se possam depois implementar novas estratégias capazes de lhes dar resposta. Integrou-se ainda a questão das metodologias educativas, destacando-se que a OSZ adopta um Modelo Pedagógico definido por Currículo Eclético, o que permite o uso de metodologias distintas – Metodologia High Scope, Pedagogia de Projecto, Movimento da Escola Moderna –, tendo em conta cada situação específica de aprendizagem, as metas definidas e as características do grupo e de cada criança em particular.


Temos como expectativa que estas alterações tornem este documento mais completo e mais capaz de guiar e orientar todos os educadores/colaboradores, nesta missão que é a educação.