Uma linda homenagem ao Fundador

No dia 13 do mês de março a Obra de Santa Zita da Guarda celebrou, na Instituição, o Dia do Fundador. Nesta homenagem ao Homem que sonhou e criou esta Obra participaram as crianças da creche, do pré-escolar, do CATL e pais, mães e outros familiares.


Todas as respostas pedagógicas homenagearam o Padre Joaquim Alves Brás, salientando a sua vida e obra e a importância decisiva para a construção desta casa comum. Na creche, a Sala das Joaninhas, ao som da música Um Girassol, representou o crescimento das crianças nesta casa, oferecendo ao Padre Brás um jardim, realizado com as mãos das crianças, intitulado Coração Florido. Já a Sala das Abelhinhas, contou com a participação dos papás, que com os mais pequeninos, leram pensamentos do nosso Fundador, oferecendo-lhe a colmeia e as abelhinhas que nela trabalham, representando a importância da união entre a equipa pedagógica e as famílias para o crescimento dos mais novos. A Sala dos Peixinhos, com a participação de um casal de papás, através da construção de uma casa em caixas de papelão, demonstrou os valores necessários para a construção desta Obra. A Sala dos Pintainhos dramatizou a música Guiado pela mão, simbolizando e evocando o sonho do nosso Fundador, que foi guiado por Jesus e pela vontade de ajudar as famílias, e ofereceu um coração elaborado com as mãos das crianças, representando o amor e a continuidade da tarefa de cuidar nesta casa comum.


No Pré-escolar, as Salas das Borboletas e dos Coelhinhos, cantaram Oh Jesus da minha vida, relembrando a força que Jesus teve na vida do nosso Fundador. Para além da música original, foram acrescentadas duas quadras, realizadas pela equipa do pré-escolar, abordando a vida do Padre Brás. Foi ainda oferecido um cartaz com a imagem do Monsenhor, onde se podia visualizar uma estrela, que o representa, e nuvens, picotadas pelas crianças desta resposta pedagógica, onde se encontravam coladas palavras como “Escola”, “Família” ou “Sonho”.


Pelas crianças do CATL foram apresentadas várias dinâmicas muito interessantes: a apresentação da história da vida do Padre Brás, ilustrada pelas crianças, a leitura do poema Ser criança e a oferta de um coração com o símbolo da Instituição, tudo realizado pelas crianças do 2.º e 4.º anos. Já o 1.º e 3.º anos coreografaram a música Pedra Filosofal, simbolizando o sonho que o nosso Fundador teve e tanto lutou para concretizar, oferecendo-lhe a frase “O menino Joaquim tinha um sonho, ser Padre e poder ajudar as Famílias. Para isso construiu esta Casa. A nossa Escola”.
No final de todas as apresentações entoou-se o cântico de parabéns ao Padre Brás, com toda a equipa pedagógica, famílias e crianças. E não faltou bolo de aniversário!