Quem apanha mais nozes?

É dia 23 de setembro. Quando chegamos à nossa escola, o pátio está muito diferente do habitual. O chão está cheio de folhas e nozes caídas. Sim, nozes daquela árvore especial que está na zona do pátio onde gostamos mais de brincar. Além disso, “no verão dá-nos sombra” (M. F.), “protege-nos do sol” (M. C.). E também porque “debaixo dela comemos lanches deliciosos” (A. M).
As crianças da Creche da Obra de Santa Zita na Guarda gozam, muito divertidas, os primeiros sinais da chegada do outono. E observam que, em boa verdade, quando se desprendem das árvores, as folhas não caem; elas “dançam” enquanto deslizam para o chão, formando depois, a pouco e pouco, uns montinhos que nos fazem apetecer dar asas à nossa criatividade!
As nozes e folhas saltitam pelo pátio da nossa escola e permitem que as nossas mãos façam coisas fantásticas ao manipular as suas texturas. E o pinheiro do nosso quintal também está a deixar cair as suas pinhas, que nos dão muita alegria quando as apanhamos e metemos no saco.
- “Mas, o que aconteceu para o pátio estar assim?”- pergunta a Educadora.
- “Foi o vento que soprou muito esta noite!” (P. A.)
-“Os ramos abanaram muito e muitas nozes caíram” (M. P.)
-“Também choveu” (J. G.)
-“É o outono! O outono chegou à nossa escola” (A. M.)
E foi divertido pegar em cestinhas e irmos todos a apanhar as nozes que estavam caídas.
- “Nós apanhámos nozes no parque lá dentro” (G.) “e as borboletas ficaram no pátio” (M. I.).
-“Apanhámos muitas nozes e folhas” (L.)
-“A árvore que tem nozes chama-se nogueira” (L. A.)
Na alegria do brilho dos olhos de cada criança, é bem visível o desafio: quem apanhava mais nozes? E no final da colheita, uma pergunta prática: “E agora, o que vamos fazer com elas?” ...
Fiquem à espera porque muito em breve iremos dar mais notícias!