Chefes de cozinha, de palmo e meio

As Educadoras da Sala dos Peixinhos e dos Pintainhos, apresentaram em sala de atividades a história “O Nabo Gigante”, que fala de dois velhinhos que viviam no campo com os seus animais e sentiam-se felizes com o que colhiam do seu trabalho, tal como nos diz a Bíblia: “Aquele que semeia pouco, pouco ceifará. Aquele que semeia com largueza, também com largueza colherá.” Sempre demonstrando o cuidado pela Natureza, esta foi simpática e deu-lhes um nabo Gigante, mas impossível de extrair da terra apenas com a força dos dois. Começaram por pedir ajuda ao animal maior e mais forte e assim sucessivamente até ao mais pequeno, mas o nabo não se mexia. Os velhinhos chegariam à conclusão que através do trabalho de equipa e do reconhecimento da diferença e do valor de todos, até dos mais pequeninos, conseguiriam tirar finalmente o nabo da terra.

Poucos dias depois, mais exatamente no dia 29 de maio, as mesmas duas salas, fizeram uma sopa, com a colaboração de todas as crianças, que trouxeram de casa muitos legumes, tais como: cenouras, alho francês, ervilhas, courgetes, cebolas, batatas, brócolos, abóbora, espinafres, chuchus, feijão verde e um nabo.

Feita a lista dos ingredientes, só falta a receita de culinária propriamente dita, que até é muito simples e fácil de memorizar. Acrescentamos azeite e uma pitadinha de sal e colocou-se a cozer.

Após a cozedura, pedimos a ajuda da varinha mágica trituradora. E chegados a este momento, mandam as boas práticas que venha a prova… Que boa que estava! E bem verdinha!

Com esta atividade ficou demonstrada a importância da sopa no crescimento de todas as crianças!