Que cores tem o Inverno?

Mais de meia centena de crianças que frequentam a creche da Obra de Santa Zita em Faro já sabem responder a esta pergunta! A estação do Inverno foi exactamente o principal tema estudado durante o mês mais frio do ano… Qual é? Isso mesmo, é janeiro. E esperemos que não haja alterações climáticas a perturbar a aprendizagem.

Como é que se aprende? Devemos começar sempre pela observação: as crianças são convidadas a observar o meio ambiente ao seu redor e as alterações que ele sofre no Inverno. A segunda etapa podemos designá-la de consulta bibliográfica: as crianças vão ouvir e comentar em grupo algumas histórias, como, por exemplo, aquela que se chama “Aí vem a chuva”. Na etapa três, vão ser identificados os principais objectos ou instrumentos com que nos precavemos contra os rigores do Inverno – o guarda-chuva, o gorro na cabeça, as luvas nas mãos, as peças de vestuário que não deixam passar o frio nem a água da chuva. Na última etapa, as crianças são mesmo convidadas a elaborar e apresentar um relatório pormenorizado daquilo que aprenderam! E bem pode dizer-se que o fazem magistralmente, usando uma linguagem de comunicação que, de tanto treino na creche, já conhecem bem e gostam muito: a expressão plástica, envolvendo os mais diversos materiais, inclusive desperdícios e resíduos recicláveis.

É caso para dizer: o Inverno destas crianças adquire mesmo boas cores. E assim se potencia também o seu desenvolvimento cognitivo e motor.