Vida, um projeto!

O Projecto dos Fantoches levado a cabo pelas crianças da Sala dos 5 anos do Pré escolar da Obra de Santa Zita de Castelo Branco atingiu hoje dia 05 de Abril de 2019, o seu ponto alto com a apresentação da “História dos Animais”, inventada e escrita por todos os intervenientes.
Quisemos saber como chegaram aqui: este projecto surgiu “num dia em que uma das crianças trouxe, de casa, um fantoche de dedo”.
Todos queriam experimentar e ver como funcionava. As qu...estões foram surgindo e decidimos avançar. Pedimos algum material aos pais e começámos a execução dos fantoches, cada um disse o que queria fazer e escolheu a forma de por em prática, ao mesmo tempo que iam percebendo com se lhes consegue “dar vida”.
O entusiasmo era crescente salienta a educadora Célia, tanto que começámos inventar uma história que pudesse ser vivenciada pelos nossos fantoches. Nasceu assim, podemos dizer, um novo projecto”: inventar, escrever e ilustrar a “História dos Animais”.
Finalmente decidimos apresentar os fantoches interpretando a História dos animais. Fizemos os convites que entregamos em todas as salas e pessoas da Instituição, faltava o fantocheiro que não podia ficar aquém, e aí foi de novo pôr mãos à obra. Está muito bonito!
A sala de “espectáculo” foi escassa para receber todos os pequenos grandes interessados que não quiseram perder esta oportunidade, e não recusaram aplausos. Quanto ao livro, os autores ainda estão a estudar o assunto; é que ninguém quer perder o primeiro exemplar da primeira edição! Mas não duvido que eles vão encontrar uma solução ou, um novo projecto, quem sabe?
Os artistas, esses continuam a sonhar projectos que os ajudem a crescer felizes sempre a “Dar Vida à Vida”.