Trinta dias em Flash

Outubro e outono em qualquer Jardim-de-infância é tema incontornável.
Na Obra de santa Zita de Castelo Branco, não foi excepção. Enquanto na sala abelhinhas o Projeto Livros, de que já demos alguma informação, tem dado que falar, nas outras duas salas de pré escolar os projetos levaram para a alimentação. Nos Coelhinhos o facto da Auxiliar da sala ter trazido marmelos para mostrar às crianças, deu asas à criatividade e imaginação. Desde um curto passeio à Escola Superior de Educação, possibilitando o contacto com o marmeleiro e outras árvores, até ao bolo de marmelo, passando pela tradicional marmelada até à roda dos alimentos saudáveis e cuidados a ter com os dentes que nos ajudam a mastigar os alimentos. Um sem número de experiências enriquecedoras a partir de um único fruto.
A sala Borboletas voou em busca e pesquisa sobre cenouras: nomes, variedades, tamanhos, cores, cultivo e, não ficaram por aí, tornaram-se verdadeiros agricultores.
Com a ajuda e colaboração das famílias arranjaram e repararam a terra. Foram comprar sementes, colocaram-na na terra, e agora estão à espera que elas despontem da terra, o que ainda vai demorar algum tempo.

Enquanto isso, na Creche as experiências passam muito contacto físico com tudo o que nos rodeia. Não por acaso que os verbos: Conhecer, Integrar, Crescer são verbos em destaque no projecto educativo e no Plano de acção da OSZ Castelo Branco. Estamos sempre em movimento em descoberta, em crescimento.
Não é só dentro da Creche e Jardim de Infância que se desenrola a nossa vida, procuramos participar e integrar no meio envolvente e sempre que possível ser participantes activos.
Nesse sentido no dia 30 de Outubro, uma Educadora do Pré Escolar com a Directora Pedagógica e cinco crianças representando a OSZ, estiveram na Câmara Municipal de Castelo Branco, na sessão de entrega de material pedagógico, que poderá ser trabalhado no âmbito do 1º Projecto Pedagógico – O CICLO URBANO DA ÁGUA que integra o Plano Municipal de Educação para a Sustentabilidade Ambiental.

E a terminar o mês fomos pedir o “Santorinho”, o “Pão Por Deus”, dentro e fora da instituição foi muito bom. Como gostamos de lembrar os santos próximos de nós distribuímos o Boletim “Flores Sobre a Terra”, da causa de beatificação do fundador da Obra de Santa Zita que está de parabéns pela publicação de nº 100. Obrigada e parabéns Padre Brás.