No âmbito do Projeto “Ao Encontro”, da Associação Resgate, que ao longo do ano letivo promove um conjunto de ações envolvendo crianças da Escola Ressano Garcia numa partilha feliz e enriquecedora com os Utentes do Lar da Obra de Santa Zita de Lisboa. Os mais novos trazem a sua alegria e vivacidade e em troca recebem a gratidão e o carinho dos mais idosos.
Aconteceu no passado dia 19 de abril e desta vez foram as Utentes que se deslocaram à Escola Ressano Garcia para contar aos mais jovens como se vivia antes do 25 de abril de 1974 e quais as mudanças que aconteceram na vida das pessoas, na sociedade portuguesa. Os alunos, quais pequenos jornalistas, foram fazendo perguntas: Alguma vez se sentiu discriminada por ser mulher? Que diferenças existem entre o estilo de vida das mulheres durante o Estado Novo e das mulheres no momento presente? Qual foi grande mudança desde então, no que diz respeito aos direitos das mulheres? Como era a sua casa?… Estas e outras questões foram sendo respondidas, uma a uma, para que nada ficasse por saber. Após esse diálogo as Idosas ofereceram a cada aluno uma lembrança simbólica – um cravo vermelho – construído pelas mesmas.
As crianças já sabiam a história dos cravos da D. Celeste, que passaram a ser a marca de uma Revolução que há cinquenta anos trouxe a Liberdade e a Democracia a Portugal e aos Portugueses. Foi muito bom! As Idosas agradecem o caloroso acolhimento da Direção da Escola, a todo o corpo Docente e não-Docente e aos alunos do 4º ano das três Turmas. E claro, à Associação Resgate, que continua a promover estas iniciativas intergeracionais. Muito obrigada por terem proporcionado mais um momento inesquecível.