“Ao encontro” para contar como foi

No âmbito do Projeto “Ao Encontro”, da Associação Resgate, que ao longo do ano letivo promove um conjunto de ações envolvendo crianças da Escola Ressano Garcia numa partilha feliz e enriquecedora com os Utentes do Lar da Obra de Santa Zita de Lisboa. Os mais novos trazem a sua alegria e vivacidade e em troca recebem a gratidão e o carinho dos mais idosos.

Aconteceu no passado dia 19 de abril e desta vez foram as Utentes que se deslocaram à Escola Ressano Garcia para contar aos mais jovens como se vivia antes do 25 de abril de 1974 e quais as mudanças que aconteceram na vida das pessoas, na sociedade portuguesa. Os alunos, quais pequenos jornalistas, foram fazendo perguntas: Alguma vez se sentiu discriminada por ser mulher? Que diferenças existem entre o estilo de vida das mulheres durante o Estado Novo e das mulheres no momento presente? Qual foi grande mudança desde então, no que diz respeito aos direitos das mulheres? Como era a sua casa?… Estas e outras questões foram sendo respondidas, uma a uma, para que nada ficasse por saber. Após esse diálogo as Idosas ofereceram a cada aluno uma lembrança simbólica – um cravo vermelho – construído pelas mesmas.

As crianças já sabiam a história dos cravos da D. Celeste, que passaram a ser a marca de uma Revolução que há cinquenta anos trouxe a Liberdade e a Democracia a Portugal e aos Portugueses. Foi muito bom! As Idosas agradecem o caloroso acolhimento da Direção da Escola, a todo o corpo Docente e não-Docente e aos alunos do 4º ano das três Turmas. E claro, à Associação Resgate, que continua a promover estas iniciativas intergeracionais. Muito obrigada por terem proporcionado mais um momento inesquecível.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Partilhe nas redes sociais: