A Avó veio trabalhar

“A Avó veio trabalhar” é um espaço Criativo de aprendizagem, partilha e fortalecimento, que através da utilização de lavores tradicionais e do design aumenta o poder de intervenção dos seniores na nossa sociedade.

Numa sociedade envelhecida, onde muitas vezes os mais velhos sentem que envelhecer é o início do fim, ou que é um momento contemplativo, pouco produtivo e desafiante para as suas vidas, A Avó Veio Trabalhar pretende ser um espaço onde podem descobrir novos talentos, desafiarem-se e olharem para si próprios de um modo otimista, surpreendente e valorizador. Porque podemos superar-nos e criar uma outra visão de nós próprios aos 60, 70 ou mesmo 90 anos. Porque viver implica continuar a ter planos, sonhos e desafios.

A Avó Veio Trabalhar é uma iniciativa que tem um laboratório criativo para atividades criativas de lavores e design colaborativo, onde se transforma a narrativa da idade (“Old is the new young”; “Old is the new trend”), através de processos de troca de experiências, técnicas e ideias, da execução das peças, sempre únicas, seriadas e com a marca pessoal de cada Avó que as faz, lançamento e comercialização das coleções, dos workshops de lavores, cujos seniores assumem o papel de mestres da comunidade. A Avó veio trabalhar acrescenta à idade o valor da mestria, o poder transformador de experiências únicas e a força do afeto de uma rede de vizinhança.

A Avó veio trabalhar, o convite desafio, foi aceite pela equipa e pelo grupo de crianças da sala dos dois anos da Creche OSZ Penha de França, mesmo antes de sabermos o que era e o que nos esperava. E foi uma descoberta maravilhosa. A primeira aventura destes pequeninos. Sair do espaço creche; andar a pé pelas ruas de Lisboa; descer e subir a calçado do Poço dos Mouros. Depois…bom depois foi uma delícia ouvia a “avó Graça” contar com mestria uma história,- não tivesse ela sido educadora de infância -; pintar, colar, numa mesa enorme; receber e dar carinho e retribuir também com uma peça confeccionada em grupo.

Obrigada (mãe) Susana António. Ficou a promessa para novas descobertas. Afinal a idade é mesmo só um hiato de tempo transcorrido desde o nascimento. Todos continuamos a crescer.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Partilhe nas redes sociais: