A Ética de Cuidar

Realizou-se em Lisboa (Estrela), durante o mês de Janeiro, a acção de formação “A Ética do Cuidar”, destinada a colaboradores da Obra de Santa Zita que se encontrem a exercer funções nas valências de Serviço de Apoio Domiciliário, de Centro de Dia e de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (da Estrela e Penha).

Tendo em conta que a população residente em Portugal tem envelhecido de uma forma contínua nos últimos anos, e em particular na faixa etária superior a 85 anos, este é um tema de particular importância, pretendendo-se que o aumento da população idosa seja acompanhado por uma maior qualidade de vida.
 
Assim, estabeleceu-se como objectivo inicial que cada colaborador conseguisse, ao longo do tempo de formação, desenvolver a capacidade de criar estratégias promotoras de um cuidado baseado em princípios éticos junto dos idosos.
Ao longo de 8 horas foram abordados e aprofundados os conceitos de envelhecimento, cuidado e ética; foi reforçada a importância dos princípios éticos e do cuidado na prática profissional, em particular na promoção da autonomia e do bem-estar do idoso; foi ainda reforçada a importância do auto-conhecimento como condição essencial para uma prática profissional bem-sucedida.

Foi um tempo de partilha de experiências e de reflexão conjunta, que permitiu promover um pensamento crítico acerca do tema.