Natureza

A Obra de Santa Zita (OSZ) – Associação de fiéis de utilidade pública e Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), fundada em 1931, na Cidade da Guarda, alargando-se a todo o território nacional.

Desde 1944, com sede geral em Lisboa.

Inscrita no Centro Regional de Segurança Social de Lisboa e Vale do Tejo, sob o nº 30/84 do livro 02 das Associações de Solidariedade Social, goza de personalidade jurídica canónica e civil.

Fundada por Monsenhor Joaquim Alves Brás

Contém uma aptidão marcadamente social e cultural, assenta e direcciona a sua acção em áreas fundamentais, como a educação, formação, prevenção, cultura e acção social.

Nasceu para responder a um grave problema dos anos 30 – o êxodo de um elevado número de jovens e adolescentes, das aldeias para as cidades, em busca de um trabalho, quase sempre precário e sem protecção legal, em condições e ambientes, a maior parte, degradantes. Deste modo, a Obra, foi para uma “classe” totalmente desprotegida e carenciada, a única “Caixa” de Previdência, o único “Albergue” de Assistência, a Escola de Alfabetização – Escolaridade básica, de Educação e Desenvolvimento Humano, o Centro Formação Profissional, o único Centro de Profilaxia e Saúde, e o espaço privilegiado de Cultura, Recreio, Convívio, e de Integração Social e Familiar.

Ao longo do tempo, foi abrindo, a outras pessoas, os cursos de formação familiar – de culinária, corte e costura, economia doméstica, relações humanas, puericultura, geriatria, artes decorativas, entre outros até à criação de Escolas Profissionais de Agentes de Serviço e Apoio Social, actualmente, com cursos profissionais de nível IV.

A partir dos anos 70, desenvolveu outros Serviços de Apoio à Família, nas seguintes áreas: Infância, através da implementação de Creches, Pré-Escolar, Actividades de Tempos Livres, Centro de Acolhimento a Crianças e Jovens em risco; Juventude, criação de Escolas Profissionais, outras actividades de acolhimento e formação de jovens e adultos; Pessoas Idosas, com a criação de Residências, Centros de Dia, e Serviço de Apoio Domiciliário.

 

A Obra de Santa Zita, de natureza associativa, não só exerce a Solidariedade em benefício dos mais carenciados, como procura também despertar para a Solidariedade de muitas outras pessoas, dando, sempre que possível, forma organizada aos mais diversas cuidados de todos aqueles que vai abrangendo na sua acção.