Missão, visão e valores

De acordo com a sua origem e tradição e para atingir o seu fim, a Obra de Santa Zita tem como missão a promoção e dignidade da pessoa, em ordem à sua realização plena; o cuidado e a formação de agentes de transformação social, nomeadamente na área familiar; organiza um conjunto de acções sociais em ordem ao desenvolvimento e progresso da solidariedade, da prevenção, integrada na formação que promove nas várias dimensões (humana, social, espiritual, académica, familiar e cultural).

Ainda no âmbito da sua missão, a Obra oferece uma particular atenção à jovem e à mulher que, de qualquer modo, necessitam da sua acção;

Consciente da grande responsabilidade que assume como agente social, dinamizadora de acções concertadas, a Obra de Santa Zita pretende solidificar o seu papel de instituição de referência na melhoria da qualidade de vida da pessoa e das famílias que apoia, colaborando, também, com o Estado através do desenvolvimento e continuidade de respostas socias adequadas a necessidades sociais e formativas específicas da pessoa nos diferentes ciclos de vida, e propõe-se favorecer a dinamização da sociedade civil para assegurar a sustentabilidade das actividades desenvolvidas.

Neste âmbito, a Obra de Santa Zita assume como valores estruturantes da sua missão a responsabilidade, a transparência, a dedicação, a solidariedade, a criatividade, a prevenção e a cidadania.

  • Responsabilidade - pela orientação de todos os projectos e acções a que se propõe, entre outras que lhe são confiadas.
  • Transparência - na gestão das suas intervenções, optimização dos seus recursos e divulgação dos seus resultados; na gestão das equipas e das acções que articula de forma a chegar ao seu fim último – a promoção e dignidade da pessoa, em ordem à sua realização plena.
  • Dedicação - de toda uma equipa que trabalha diariamente para ultrapassar dificuldades, coordenar esforços e criar estruturas que permitem apoiar, melhorar as vidas de todos aqueles que beneficiam das acções da Obra.
  • Inovação - definir como prioridade a intervenção nas áreas da solidariedade social e na readaptação dos espaços habitacionais permitindo-lhe prestar serviços de excelência a todos os seus utentes.
  • Solidariedade - desenvolver o espírito solidário, que de algum modo envolva a partilha (partilha de saberes, conhecimentos e de bens materiais) é um valor fundamental que ajuda os que têm mais a partilhar com os que têm menos.
  • Criatividade - tornar as diversas acções e projectos em curso, adequados e próximos aos desejos, interesses, expectativas, necessidades e experiências dos seus beneficiários.
  • Prevenção - Qualificar serviços, nas diversas áreas, formando e qualificando técnicos e voluntários, de forma a melhorar as respostas existentes e antecipar novas intervenções que respondam às necessidades do meio envolvente no intuito de prevenir eventuais flagelos sociais e humanos.
  • Cidadania - Proporcionar a todos os intervenientes da acção o conhecimento da aprendizagem do saber ser, saber fazer, e a “saber” viver com os outros. Contribuir para que cada ser humano seja protagonista duma cidadania mais participativa e activa.
  • Igualdade: igualdade de género e de oportunidades entre todas as pessoas. Todos devem ter acesso a uma vida digna e justa. Por isso a Obra promoverá a igualdade entre a população, independentemente do estado, raça, religião ou etnia.

O cumprimento da missão, visão e valores da Obra, constituem o propósito que norteia a actividade de todos os intervenientes, mas também nortear a sua postura diária e motivar o seu desempenho de forma a concretizar o fim da Obra.