Saberes em interacção

A Obra de Santa Zita da Estrela acolheu e apoiou, na última semana de Agosto, em parceria com outras Instituições do meio, concretamente: Junta de Freguesia da Estrela, a 30ª Esquadra da Polícia de Segurança Pública, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, com a Câmara do Comércio da Holanda a establecer a ligação entre as entidades locais, um grupo de alunos enquadrados num projecto conjunto com a Rotterdam School of Management (RSM) e a Freguesia da Estrela, que reflectiram sobre o impacto social e inovação. O objecto de estudo foi o isolamento das pessoas idosas, com o desafio de criarem novas estratégias a incluírem na comunidade.

Ao longo da Semana de Estudo, os estudantes conheceram e acompanharam o que seria um dia em cada uma das entidades, visitaram cada uma das instituições e proporcionaram uma partilha de experiencias e saberes. No final desta semana apresentaram as suas propostas finais no novo Campus da Nova School of Business & Economics em Carcavelos de modo a melhorar a eficacia do trabalho e facilitar a melhora da qualidade de vida dos idosos nas respectivas localidades.

Foi com agrado que a Obra participou no programa e os utentes gostaram de receber o grupo que veio à Obra, oferecendo-lhes uma salva de palmas. Desejamos ao grupo o melhor incentivo a não pararem na "procura" de respostas inovadoras e adaptadas (às características e necessidades de todos), que precisamos para, em conjunto, proporcionarmos o conforto dos mais velhos da sociedade, combatendo o isolamento.

Agradecemos a todos os que nos ajudaram, concretamente a Maria Odete Martins, a Inês Alves e o Gonçalo Pereira, que proporcionaram uma maior comunicação entre o grupo e a Instituição, através da tradução da língua (sobretudo ao nível do Inglês), assim como na tradução de alguns conteúdos do projecto. Os melhores sucessos para todos são os votos da OSZ.