Práticas diferenciadas na educação

Foi no intuito de promover e valorizar as práticas pedagógicas em geral numa perspetiva inclusiva e uma melhor organização da resposta educativa para o atendimento de crianças em geral e com necessidades educativas especiais no jardim-de infância, que a Obra de Santa Zita, em conjunto com os Centros de Cooperação Familiar, levaram a cabo um dia de reflexão com cerca de 80 profissionais da área, a trabalhar nestas Instituições de norte a sul do país.

Os temas desenvolvidos decorreram numa abordagem teórica em plenário e leitura orientada, em jeito de reflexão e pensamento crítico. Numa Interformação, formação entre pares e trabalho colaborativo. Não faltou o questionamento, a exposição e o debate.

Foram realçados os seguintes temas: Educação/ Aprendizagem/ Currículo; Intencionalidade Educativa; Observação/Registo/Documentação/Avaliação; Áreas de conteúdo para a educação pré-escolar e Necessidades Educativas Especiais/ Intervenção Precoce.

Continuar as práticas de: promoção de encontros de partilha e contribuir para a valorização e a capacitação dos Jardins de Infância da Obra de Santa Zita e Centros de Cooperação Familiar; o desenvolvimento de propostas alternativas de ação na prática pedagógica, avaliativa, organizacional e profissional, na procura de uma educação em melhoria contínua que promova o sucesso escolar de todas as crianças; a promoção de uma cultura de trabalho colaborativo, que permita a partilha de experiências e de boas práticas, a articulação curricular, o desenvolvimento flexível de projetos integradores e uma avaliação essencialmente formativa, formadora e responsabilizante; a compreensão da abrangência do conceito de escola inclusiva e a necessidade de implementar estratégias eficazes, capazes de ir ao encontro das necessidades educativas duma população cuja diversidade é crescente e cuja educação constitui um enorme desafio e a articulação entre os vários intervenientes no processo educativo da criança com necessidades educativas especiais é um desafio “acarinhado” pela direcção.