II Jornadas EPASAS

Nos dias 25 e 26 de Janeiro de 2018, um ambiente diferente aconteceu nesta Escola. No âmbito do Projecto Educativo: EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CIDADANIA - 2014 a 2020, concretizaram-se as II Jornadas da EPASAS.

Os alunos contactaram com temáticas de diversa ordem. Vieram à Escola Entidades / Organizações (Parceiras ou não), convidadas pela Fundação Monsenhor Alves Brás as quais constituíram os diferentes painéis a decorrer… destacam-se os seguintes conteúdos: “Que contribuição posso dar para melhorar a qualidade ambiental?; Gestos simples para um consumo sustentável; Violência doméstica: ser vítima, deixar de ser vítima; Pena de morte: a punição mais cruel e desumana; Estão as nossas crianças protegidas em Portugal?; Globalização -tráfico de mulheres, prostituição: formas violentas de escravatura; Será que eu estou seguro(a) na escola?; Nem mais um minuto de silêncio! Em nome das mulheres que foram brutalmente assassinadas por aqueles com quem um dia pensaram poder ser felizes!; Crise e pobreza em Portugal; A terra: casa de todos nós; Missão, voluntariado e desenvolvimento; Literatura: experiências de leitura; Juventude, cidadania, políticas para a juventude; Bombeiros: frentes de prevenção e intervenção.”

As Jornadas culminaram com uma sessão de encerramento, onde intervieram os alunos da turma G, do curso de Técnico de Apoio à Infância - 3.º ano, com a apresentação do trabalho "Acolhimento, um acto de cidadania"; o Nuno Carvalho - Presidente da Associação de Estudantes e a Elisabete Puga - Directora Executiva da EPASAS.

Agradecemos a todos os intervenientes, que com muita dedicação proporcionaram o melhor ambiente no acolhimento e na realização do evento.