Na Covilhã - Festa de Finalistas do Pré-Escolar

O dia 30 de junho foi, sem dúvida, dia de festa, dia alegria e o símbolo de um recomeço, que está quase a chegar, uma nova etapa – o primeiro ciclo!

“Crescer em união com a família no coração” foi o tema que acabamos de trabalhar e o que deu um tom especial às actividades que desenvolvemos, neste último ano que passamos na Obra de Santa Zita. Mas, para além deste, tivemos nos outros dois anos anteriores os temas: “Eu preciso de ti, tu precisas de mim – Juntos vamos ao encontro do Mundo” e “Família Berço de Ternura”. Todo o tempo vivido na Obra de Santa Zita foi de descoberta, aprendizagem e de conhecimento, adquirimos competências a fazer, a experimentar, a conviver e aprendemos, sobretudo, a ser e a partilhar; descobrimos que unidos somos mais fortes, juntos vamos mais longe e somos mais ágeis; a família unida é um berço de ternura; aprendemos a ultrapassar novos desafios, alcançamos metas; descobrimos a beleza da nossa “casa comum” e muitas formas para a proteger e conservar, referimo-nos à importância do cuidar do nosso planeta terra. A amizade construída entre todos e a alegria de brincar, ajudou-nos a decidir e a definir quais as metas que pretendíamos atingir e juntos fomos atingindo metas e cada vez mais autonomia. Desenvolvemos a imaginação e a criatividade, aprendemos a pensar e a perceber o lugar do outo, a acolher formas de pensar diferentes, ritmos diferentes, saberes diferentes, aprendemos uns com os outros a construir um caminho de todos e de cada um de nós; até aprendemos a perdoar e a respeitar; a dizer: “obrigada”, “com licença” e “desculpe”. Crescemos juntos, trocámos e partilhámos saberes… A família esteve connosco e acompanhou o nosso crescimento.

A festa começou com uma linda celebração “uma missa na capela”, com cânticos preparados por nós. A presença e o envolvimento da família, neste dia, foi muito importante para todos nós. Presidiu à celebração o Senhor Padre Helder Tomas. O momento da entrega e bênção das pastas dos finalistas foi emocionante.

Seguiu-se um almoço convívio no qual não faltou um bolo com os finalistas e muita harmonia entre todos. Foi um dia de alegria que ficará para sempre na nossa memória.

A Obra de Santa Zita da Covilhã agradece aos pais destas crianças por terem feito parte desta Instituição no decorrer destes anos, e, por toda a colaboração no seu crescimento e desenvolvimento. Agora chegou a hora de uma nova etapa das suas vidas, para a qual desejamos os maiores sucessos.