Os que Peregrinaram a Luca de Autocarro

Iniciamos, bem cedo, a nossa Peregrinação a Luca em autocarro de Turismo, um grupo de 42 pessoas. Depois de algumas informações fomos acolhidos de uma forma especial pela organização. Cedo nos apercebemos, estar rodeados de pessoas de bem, prontas a facilitar e a colaborar nas iniciativas que nos iam sendo propostas. Porque se pretendia viver intensamente esta peregrinação, fomos convidados a dar um nome ao nosso grupo, e eis que surge a partir de uma “sementinha” o "GRUPO VIDA", um grupo que se tornou vivo, activo e participativo.

Fomo-nos apercebendo do cuidado que houve em planear esta viagem com momentos de reflexão, simbologia, oração, música e os famosos bolinhos, para que pudesse-mos fazer caminho ao longo desta viagem/ Peregrinação até Luca cidade de Santa Zita, onde tivemos oportunidade de nos encontrar com o grupo que peregrinou de avião fazendo assim uma só família e um só grupo. De fato, a semente entregue no início da viagem tornou-se uma árvore com bons ramos e frutos e assim a nossa viagem foi-se sucedendo, admirando as belezas existentes assim como as lindíssimas paisagens. Ponto alto deste peregrinar acontece na cidade de Luca e particularmente na pequena Vila de Monsagrati, onde tivemos oportunidade de visitar a casa onde nasceu Santa Zita, agora transformada numa pequena capela" oratório" para depois participarmos nas comemorações dos oitocentos anos do Seu nascimento com a celebração da Eucaristia, na Igreja local presidida pelo Arcebispo de Luca, com a presença de muitos devotos de Santa Zita e representantes das autoridades locais. Momentos que nos marcaram e enriqueceram muito, onde se podia ver nos rostos de todos os presentes, a alegria de poder estar nestas festividades. Continuamos a nossa Peregrinação para Lurdes, onde agradecemos as graças recebidas ao longo desta nossa viagem e tantas outras.

 

Uma palavra de agradecimento a todos os elementos do “Grupo Vida”, cujos ramos se estenderam a Lisboa Porto, Coimbra e Madrid, a todos sem exceção, por nos terem proporcionado tal momento de convívio saudável. Não podemos esquecer a organização da Obra de Santa Zita. A este Grupo Vida, não faltou criatividade, boa disposição... com a certeza que Santa Zita nos acompanhou neste peregrinar, onde rezamos, convivemos, cantamos, e criamos novas amizades.

À Obra de Santa Zita e ao GRUPO VIDA só temos que desejar muita saúde, muito Amor a Deus e aos irmãos, e que todos vivam o Lema da Instituição: "Mãos no trabalho/ Coração em Deus". Cinco elementos deste grupo tornaram-se apóstolos da Causa de Beatificação de Monsenhor Brás, Fundador desta grande Obra.

Casal Machado